A tarifa branca é uma forma de cobrança da conta de luz. Ela se difere da convencional porque o consumo de energia tem diferentes valores durante o dia, ou seja, o preço da energia varia conforme a hora que a energia é consumida. Também temos distinção entre dias úteis, sábados, domingos e feriados.
Nos dias úteis, temos 3 valores de tarifa, aplicados de acordo com os períodos (postos):
- Ponta: tarifa mais elevada;
- Intermediário: tarifa de valor intermediário; e
- Fora Ponta: tarifa de valor menor.
Nos fins de semana e feriados nacionais, o valor é sempre da tarifa Fora de Ponta.
O foco deste sistema são consumidores que conseguem concentrar seu consumo de energia no horário denominado fora de ponta, que a concessionaria cobra um valor menor pela energia consumida, como demonstrado no gráfico da Figura 1.
Os postos tarifários (horários com cobrança diferenciada) são definidos pelas concessionárias, podendo portanto variar.
Caso você tenha se interessado saiba que os custos relativos ao medidor e à sua instalação são de responsabilidade da distribuidora; eventuais custos para alterações no padrão de entrada da unidade consumidora competem ao consumidor.
O consumidor que fez a transição e não ficou satisfeito poderá retornar à Tarifa Convencional a qualquer tempo, devendo ser atendido pela distribuidora em até 30 dias. Após o retorno à Convencional, uma nova adesão à Tarifa Branca só será possível após o prazo de 180 dias.
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